Freguesia » Economia


Principais Actividades Económicas da Freguesia

Grande parte da população da freguesia de São Miguel dedica-se às actividades primárias, obtendo rendimentos quer da terra, quer do mar. Nas terras desta região, são desenvolvidas várias culturas, nomeadamente laranja, chicória, beterraba e especialmente o ananás.Aliás, esta localidade constitui o segundo mercado de cultura do ananás, logo a seguir a Ponta Delgada. Ainda no que se refere ao sector primário, destaca-se a pesca de albacóra, bonito, chicharro e sargo, assim como a pecuária, com a criação de gado leiteiro.

No entanto, o sector primário deixou de ter o relevo de outrora, e a importância económica que possuía tem sido transferida para outros sectores. Assim, no que se refere ao sector secundário, encontra-se implantadas na freguesia diversas industrias, designadamente de construção civil, conservas, transformação de madeiras e panificação. O sector terciário, representado pelo comércio, serviços e turismo, ocupa a outra parte da população activa.

Um dos pólos de maior desenvolvimento da freguesia é o parque industrial onde situa-se a maioria das grandes empresas do concelho, tem-se verificado que este pólo de desenvolvimento tem tido tendência a aumentar o numero de empresas que ali querem construir a sua sede.