Turismo » Festividades


São Miguel Arcanjo- O orago desta bela freguesia é São Miguel Arcanjo, ao qual realiza-se a procissão mais antiga do concelho, designada por procissão de São Miguel Arcanjo ou procissão do trabalho. Esta procissão lembra-nos a existência das antigas corporações medievais, trazidas para a ilha pelos primeiros povoadores. Nela incorporam-se os oficiais das várias artes e ofícios, vestidos de acordo com as cores da sua corporação e agrupados em torno do respectivo santo patrono.

À frente segue o navio em que vai São Pedro Gonçalves, acompanhado pelos homens do mar, depois os vários andores com os patronos das outras classes: São Crispim pertence aos sapateiros, Santo António aos oleiros, Santo Antão aos lavradores, Santa Catarina aos empregados públicos e comerciantes, São João Baptista aos pedreiros, São José aos carpinteiros, Nossa Senhora do Egipto aos arrieiros, o Menino Jesus aos alfaiates. Fecha a procissão São Miguel Arcanjo, padroeiro de toda a ilha.

Esta festa anima-se de véspera, quando os representantes de cada arte ou ofício preparam no recolhimento das suas casas as imagens dos santos padroeiros que hão-de desfilar. É costume, nesta altura, deixar as portas abertas para que quem passe possa ver os santos ornamentados.

Senhor Bom Jesus da Pedra - No último fim-de-semana de Agosto, realiza-se também em Vila Franca do Campo a festa do Bom Jesus da Pedra. Embora a procissão seja apenas no domingo, esta festa começa na quinta-feira com arraial popular e continua até à terça-feira seguinte.
São Pedro Gonçalves (Padroeiro dos Pescadores) - Esta festa, popularmente conhecida por festa do “Irró”, é celebrada no primeiro domingo após a Páscoa e é dotada de características únicas como os magníficos tapetes de flores que se pode visualizar pelas diversas ruas por onde passa a procissão e a ornamentação dos diversos barcos expostos na Avenida da Silveira.
São João da Vila - As Festas de São João da Vila, profundamente enraizadas na alma e cultura dos vilafranquenses, realizam-se no mês de Junho, no dia 24 (feriado municipal). Estas festividades possuem um programa rico e diversificado, constituído por diversas actividades desportivas, culturais e recreativas culminando com as coloridas marchas populares, onde desfilam rapazes e raparigas ao som de alegres melodias.
Noite das Estrelas - Na Noite de 1 de Fevereiro comemora-se o dia das estrelas, na qual vários grupos do concelho desfilam pelas ruas cantando cânticos alusivos ao dia, acabando a sua actuação na escadaria da Câmara Municipal.